Reunião com Responsáveis

Reunião dos Responsáveis (3)

Reuniões de Famílias –Fortalecimento dos vínculos familiares e sociabilizar os responsáveis bem como criar uma de apoio.

Reunião de família – encontros mensais com os responsáveis dos usuários, possibilitando a aproximação dos familiares com o espaço institucional promovendo ambiente propício para a discussão de temas do cotidiano, além de possibilitar o levantamento de demandas levantada no decorrer do acompanhamento dos alunos e assim proporcionar a partilha de vivências sob a perspectiva de incentivar a socialização e o fortalecimento do convívio familiar e comunitário.

São programadas reuniões que acontecem sempre na última sexta-feira do mês. Os temas são escolhidos conforme as demandas trazidas pelas crianças durante as reuniões de cidadania e roda de conversa.  São abordados temas do cotidiano destes usuários e suas famílias. Nesta reunião não há a presença de crianças e adolescentes por conta da maneira mais amadurecida em que são apresentados os temas como abuso sexual, homossexualidade, violência doméstica, entre outros. Esta reunião também é utilizada para passagem do cronograma de atividades da instituição.

É necessário estabelecer parceria com os responsáveis para que juntos fossem oferecidas propostas de melhor atender aos usuários na instituição.  Esta atividade é uma forma adotada pela instituição para que os usuários pudessem criar um grupo de apoio para o fortalecimento de seus vínculos da situação de fragilidade que se encontram nos casos de violência, abandono e falta de recursos que a maioria dos usuários enfrenta, entre outros.